Psicoterapia para:

Adultos

Casais

Adolescentes

Psicoterapia para Adolescentes

A presença da novidade na adolescência é, em muitos aspectos, notável. Neste período, o adolescente começa a se defrontar com a necessidade de definir a sua vida diante das novas questões existenciais como as que se depara – concernentes a sua sexualidade, os seus estudos, relacionamentos de amizade, escolha da carreira e tantas outras, que demandam decisões íntimas (McConville,1995). Por consequência, este é um período do desenvolvimento no qual a capacidade de contato, que se desenvolve durante toda a vida, é vivida de maneira intensa e significativa.
Não existe uma única forma de se passar por esse momento. Assim, é importante entender que o adolescente é um ser singular e ao mesmo tempo considerar as influências da época em que vive.

A visão de que a adolescência é algo que precisamos tolerar é muito limitada. Os adolescentes não precisam apenas sobreviver à adolescência; eles podem prosperar por causa desse importante período de suas vidas.

Embora o período da adolescência seja desafiador, as mudanças no cérebro que ajudam a apoiar a emergência única da mente adolescente, se usadas de maneira inteligente, podem criar qualidades favoráveis não apenas a esse período, mas também quando entrarmos na idade adulta e vivermos plenamente como adultos.” Daniel J. Siegel

Nos adolescentes a psicoterapia facilita a reflexão sobre o processo de mudança físico-emocional que enfrentam. Ajuda no autoconhecimento, na gestão dos conflitos, permitindo que tome decisões pessoais e profissionais de forma mais consciente e adulta.

“Trate as pessoas como se elas fossem o que deveriam ser e você as ajudará a ser o que elas são capazes de ser.”

Johann W. Von Goethe

Publicações