Gestalt-Terapia

A Gestalt-terapia faz parte das psicoterapias de base humanistas e como tal coloca o homem como centro da atenção, considerando-o capaz de se criar a si mesmo. “Uma psicoterapia, preocupada com a valorização do homem (…) procura fazer com que o cliente tome, de fato, posse de si mesmo e do mundo.”

A Gestalt-terapia é tambem uma abordagem que valoriza, no homem, seu corpo, suas sensações, sua singularidade, seu direito à expressão e à liberdade de escolha.

O terapeuta enxerga o cliente como um todo sem separação entre o seu sentir, o seu pensar e o seu agir. E acredita na liberdade, individualidade e responsabilidade do ser humano, sendo o cliente dono do seu processo psicoterapêutico.

A Gestalt-terapia é uma abordagem psicológica riquíssima, objetiva e enfatiza a relação terapeuta-paciente como parte essencial do processo  terapêutico e considera o homem como um ser em constante construção. O processo  terapêutico implica, desta maneira, em nos desconstruir e reconstruir junto,  dando abertura para as novas possibilidades que emergem através dessa relação. Sempre em conjunto com o paciente, através de um  trabalho dinâmico e voltado para a ação, abrimos mão da interpretação e focamos na experiência do paciente, descrita por ele mesmo e naquilo que podemos observar no contexto terapêutico.

Publicações

Últimas Publicações