Psicoterapia versus desabafo com amigos?

Muitas pessoas comentam: eu tenho grandes amigos, com quem posso contar, desabafar e que, além de tudo, me dão ótimos conselhos! Por que eu deveria fazer terapia?

Bem, ter pessoas com as quais você pode compartilhar um relacionamento significativo é extremamente importante na vida. É muito bom ter amigos e familiares com quem você pode dividir não só momentos bons, mas também aqueles difíceis.

Porem a psicoterapia é um processo, e o psicólogo não dirá “o que você deve fazer”. O Psicólogo, ao invés de “dar uma receita de bolo” ou uma “solução mágica”, levará o próprio paciente a buscar soluções e alternativas para lidar com a situação.

O objetivo principal da psicoterapia é estimular a autonomia, fazer com que a pessoa, cada vez mais, consiga entender e lidar com seus próprios conflitos. Por isso, muitas vezes o terapeuta fará intervenções no sentido de fazer o paciente observar outros pontos de vista e fazer com que ele encontre em si mesmo respostas que não estava encontrando. Costumo dizer que se a pergunta é bem feita a chance da resposta certa é grande.

E a sua individualidade será sempre considerada, sem julgamentos, sem moralismos e sem conselhos descabidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *